terça-feira, 1 de setembro de 2015

Dicas para o Estudante Jurídico - Livros

Olá Drs e Dras!







Hoje vou falar sobre uma questão incrivelmente relevante para estudantes de direito (principalmente iniciantes como eu):






Curso o segundo ano de Direito e uma dúvida que sempre me ocorria era: Como saber quais livros preciso comprar? Ora, caros colegas, todos nós sabemos que infelizmente (no Brasil) livros são caríssimos (não digo tanto em e-books para quem prefere, mais os físicos) e não se pode dar-se o luxo de gastar rios de dinheiro em livros totalmente desnecessários.


Certo é que o livro em si é um material alternativo e, em muitas matérias propedêuticas geralmente, até facultativo podendo inclusive ser descartado. Não estou tirando a importância dos livros para o estudo mas, pense sempre neles como uma COMPLEMENTAÇÃO propriamente dita, não como essencial.

Especificamente no curso de Direito consumimos diversos materiais literários como Doutrinas, Legislação e Sinopses Jurídicas (entre outros mas estes são os principais) e a diversidade no mercado é extremamente rica PORÉM, o ideal é comprar nas seguintes hipóteses:

a) Seu Professor (a) é  autor do livro;
Compre, sem pensar duas vezes!

b) Linguagem Jurídica de fácil entendimento:
Esse requisito evita inúmeras confusões principalmente no 1º ano. Faz com que o aluno de direito vá se acostumando com a linguagem técnica jurídica àos poucos. Cuidado para não adquirir uma obra cheia de superficialidade! Mesmo com uma linguagem acessível deve ser algo que tenha certa profundidade para complementar e enriquecer seu estudo.

c) Casos de trabalhos acadêmicos:
Quando me refiro à "trabalhos acadêmicos" me refiro desde a fichamentos (resumos contínuos de estudo) até o seu TCC ou Monografia.




Onde Comprar mais Barato?

Normalmente, a maioria das faculdades possui uma livraria interna que oferece descontos para os alunos. Entretanto, se a sua não possui este recurso recomendo SEBOS (São ótimos e mesmo que os livros sejam usados, tem alguns em perfeito estado e por um preço incrivelmente acessível) ou o site da loja Submarino (www.submarino.com.br) é seguro e, em comparação com outras lojas, é a que possui os preços mais justos ao meu ver. (Não é anuncio publicitário, é simplesmente fruto de experiência universitária.)



Foi isso Drs e Dras, se eu soubesse dessas básicas dicas eu não teria desperdiçado tanto dinheiro em livros que não usei pela linguagem confusa ou por só utiliza-los temporariamente em matérias propedêuticas.



Se quiserem dicas de Doutrinas e Sinopses Jurídicas só deixarem nos comentários que responderei o mais breve possível e, dependendo da demanda dos pedidos, faço uma postagem só com dicas referentes ao assunto!




Tenham uma Excelente semana!




Roberta Lira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário